Rohmer P. Cavalheiro, atuante nas áreas de Treinamento de Alta Performance e Atividade Física e Saúde, está frente à empresa Personal Care - Treinamento Personalizado & Assessoria, que desenvolve um trabalho de prestação de serviços na área do treinamento esportivo. Formada por uma equipe multidisciplinar especializada em diversas áreas da saúde, tem como meta principal satisfazer nossos alunos em seus objetivos da melhor e mais saudável maneira possível, através de treinamentos específicos, acompanhamento fisioterápico, nutricional e todo tipo de assessoria necessária para o bom andamento do programa.

terça-feira, 15 de março de 2011

quarta-feira, 9 de março de 2011

9º Campeonato Catarinense de Powerlifting - Masculino e Feminino 12 e 13 Março 2011, São Bento do Sul SC

Dica rápida: músculos negligenciados

Por: Francisco R. de Souza.

    
A maioria das pessoas que estão começando na musculação acabam esquecendo de músculos importantes como os antebraços. Negligenciar este músculo pode prejudicar muito seu treino, pois os antebraços são os músculos da pegada. Com antebraços fortes você poderá pegar mais carga nos exercícios. Como exemplo temos o exercício encolhimento dos ombros, onde antebraços mal treinados podem falhar antes que os trapézios.
       Se você acha que seu treino de bíceps não esta tendo mais aquele “pump” de antes, pode ser culpa do seu antebraço que está falhando antes do bíceps, e assim prejudicando muito seus ganhos. Na parte estética, antebraços bem trabalhados causam muito mais impactos na qualidade dos braços, demonstram também que você já atingiu um nível superior de treinamento.
       Outros músculos esquecidos são os das pernas, a maiorias dos homens não gostam de treinar quadríceps, panturrilhas e afins, mas o que eles não sabem é que treinar as pernas traz ganhos para o corpo todo. Exercícios compostos como o agachamento, exigem o recrutamento de muitos músculos ao mesmo tempo, fazendo com que o corpo libere uma descarga alta de hormônios anabólicos para suprir a demanda exigida, e sem falar que é ira melhorar muito a estética e simetria.
       A maioria dos iniciantes e até mesmo alguns avançados tem como objetivo principal ganhar bíceps e peito. Porém o deltóide é o grupo muscular que mais provocará aquele visual de “grande” em uma pessoa. Se o deltóide, assim como os antebraços, não for treinado, poderá também prejudicar muito o seu treino para outros grupos musculares, como o peitoral, pois exercícios como o supino, recrutam muito os ombros, portanto, sem ombros fortes será difícil desenvolver seu peitoral.
       É preciso saber, que temos treinar todos os músculos, independentemente, se gostamos ou não de treiná-los. Simetria e proporção, nos dias de hoje andam muito esquecidas, mas elas são essenciais.

segunda-feira, 7 de março de 2011

ARNOLD CLASSIC 2011

        

        Branch Warren foi o grande vencedor do principal prémio do festival Arnold Classic , que decorreu nos dias 4, 5 e 6 de Março em Ohio, nos Estados Unidos da América. Branch Warren, que ficou em 3º na edição do ano passado, nunca perdeu a postura entre as diferentes apresentações e teve uma performance de verdadeiro campeão. Noutros destaques, Dennis Wolf teve a sua melhor actuação de sempre. Evan Centopani estreou-se na competição com um prestigiante 4º lugar. 

quinta-feira, 3 de março de 2011

TREINO COMPLETO PARA QUADRICEPS!!



      Inicialmente devemos esquecer boa parte das máquinas isoladoras, pois iremos priorizar os exercícios básicos e construtores de massa: agachamento e leg press. Agachamento é sem dúvidas o melhor exercício e, não por acaso, o treino deve ser focado nele! Os demais exercícios serão somente complementares.
     Ao contrario do que muita gente pensa, cargas imensas colocadas na barra não é sinônimo de grandes ganhos, adequar uma carga em que os movimentos sejam realizados da maneira mais correta e que você realmente perceba  o desgaste na musculatura trabalhada é o que realmente interessa. Agachamento é um exercício potencialmente perigoso, então boa técnica é fundamental nele. Se você possui problemas nas costas ou joelhos, ou mesmo possui pouca experiência neste exercício, existem alternativas ao agachamento. Sempre consulte um profissional especializado antes de iniciar qualquer rotina de treinamento, pois somente ele poderá verificar se você está apto a iniciá-la, orientar quanto o uso correto de cargas e formas de execução.
  
Vamos ao treino:

Agachamento livre: 4 séries X 10-12 repetições.
Leg press: 3 séries X 10-12 repetições.
Agachamento Frontal: 3 séries X 12-15 repetições.
Passada: 3 séries X 15 - 20 repetições.
Extensor: 4 séries X 15-20 repetições.

      A proposta deste treinamento é simplicidade e objetividade. Usaremos 3 exercícios construtores de massa e 2 exercícios isoladores para terminar de fatigar completamente a região. O descanso entre as séries deve ser curto, para não quebrar a intensidade do treinamento, e o suficiente para que você consiga fazer a próxima série em boa forma. Geralmente esse descanso é algo em torno de 45” a 1 minuto (ou pouca coisa a mais) para exercícios pesados como agachamento.

Bons treinos.

quarta-feira, 2 de março de 2011

7ª CORRIDA NOTURNA UNIMED CURITIBA 2011

 

 

19 de março de 2011

Curitiba - PR

Modalidades:
  • Corrida 10km
  • Corrida 5Km
Cronometragem: ChipTiming Curitiba


Programação
Atenção, corredores de rua: em 19 de março (sábado), às 20 horas, no Campus da Universidade Positivo, será dada a largada da Corrida Noturna Unimed Curitiba.


Nesta 7ª edição, a corrida contará com uma novidade: a prova de 5 km, além da tradicional corrida de 10 quilômetros.


Segundo a assessoria de comunicação da Unimed Curitiba, a expectativa é a melhor possível. Os preparativos já começaram e o número de inscrições deverá ser maior que os anos anteriores, tendo em vista o aumento do número de vagas de 2.700 para 3.500.


É importante ressaltar que os colaboradores, médicos e beneficiários poderão garantir as suas inscrições com uma lata de leite em pó. Já para quem não for cliente Unimed Curitiba, a taxa será de R$ 40,00.


Inscrições 7ª Corrida Noturna Unimed Curitiba:

    * Clientes Unimed Curitiba: de 15 a 27 fevereiro (vagas limitadas) - Custo: 1 lata de leite em pó a ser entregue no dia da retirada do Kit do Atleta.
    *

      Público em geral: de 28 a 13 de março (vagas limitadas). - Custo: R$ 40,00.

Retirada de kits

Kit

Cada inscrito receberá um kit exclusivo da prova, com os seguintes itens:
camiseta 100% poliamida
manual do evento
adesivo 7a Corrida Noturna Unimed Curitiba
número de peito e chip (deverá ser devolvido na chegada da prova)
medalha de participação (recebida na chegada da prova)
toalhinha 100% algodão (recebida na chegada da prova)
Os kits deverão ser retirados nos dias que antecedem a prova em local a ser divulgado em breve nesta página.

MUSCULAÇÃO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

      O treinamento de força (musculação) para crianças e adolescentes ainda parece ser muito controverso para muitos profissionais da saúde, como médicos e educadores físicos. A causa dessa controvérsia deve-se justamente ao fato de muitos desses profissionais estarem desatualizados, pois nos últimos anos muitas pesquisas têm demonstrado os verdadeiros efeitos de um programa de força para crianças e adolescentes. Os estudos mais antigos constantemente questionavam a segurança e eficiência de um treinamento de força para essa faixa etária, mas novas evidências têm indicado que tanto crianças quanto adolescentes podem aumentar a força muscular em conseqüência de um treinamento de força (GUY & MICHELI, 2001; FAIGENBAUM et al, 1999). Os riscos de um treinamento de força bem orientado e individualizado são praticamente nulos (BLINKIE, 1993), enquanto vários benefícios podem ser obtidos mediante o treinamento com pesos. 


 Benefícios do treinamento de força

      Subir em árvores, brincar de carrinho de mão e jogar bola são exemplos de atividades comuns na infância e que podem acarretar lesões, certamente essas atividades tem muito mais impacto e são muito mais passíveis de lesões do que um treinamento dentro de uma sala de musculação. A maioria das crianças pode se beneficiar com os programas de treinamento de força, no que diz respeito à melhora do condicionamento físico e desempenho nos esportes ou para reduzir a probabilidade de lesões em atividades esportivas ou recreativas (FLECK & KRAEMER). 
      Um programa de exercício eficiente e seguro é necessário para tratar doenças crônicas (ex. obesidade) na infância (SOTHERN et al, 2000). O treinamento de força tem sido adotado como forma segura e eficaz nos programas para redução de peso em crianças e adolescentes (SCHWINGSHANDL et al, 1999). Em um estudo realizado na Universidade de Louisiana, os pesquisadores utilizaram a musculação num programa para redução de peso corporal em crianças. Houve mudança significativa na composição corporal (redução de peso e % de gordura) e nenhuma lesão foi reportada nessa pesquisa (SOTHERN et al, 1999). 
      O desenvolvimento ósseo das crianças também é afetado positivamente em função do treinamento com pesos. Quantidades aumentadas de fibras colágenas e sais inorgânicos são depositados nos ossos como resposta a tensão muscular, coeficiente de tensão e compressão. Essa melhora da densidade óssea pode ser importantíssima na prevenção da osteoporose. 

Crescimento e maturação

      Ainda é comum vermos pseudo-especialistas e leigos afirmando que a musculação pode atrapalhar o crescimento, e sempre associam que a baixa estatura de ginastas é proveniente do treinamento com pesos. Na verdade a baixa estatura de ginastas e elevada estatura de atletas de voleibol e basquetebol está simplesmente relacionada à seleção natural de talentos. Ou será que os Jóqueis são baixos porque andam excessivamente de cavalo? Claro que não, da mesma forma que o ginasta tem uma facilidade por ser baixo e leve, o jóquei também se beneficia da baixa estatura e pouco peso. 
       Um crescimento ideal e a maturação sexual dependem do potencial genético, estado nutricional e uma série de hormônios (ROEMIMICH et al, 2001). Diversos estudos realizados com atletas de ginástica olímpica têm demonstrado um RETARDAMENTO do crescimento e da maturação em atletas do sexo feminino. Um estudo interessante feito por Georgopoulos et al em 2001, analisou 104 ginastas do sexo feminino. Os autores identificaram um retardamento do crescimento durante a fase em que as atletas treinavam intensamente, porém compensado com um crescimento normal e acelerado após uma diminuição dos treinamentos. Muitas vezes esse crescimento chegou a superar a predisposição genética. Esse crescimento retardado está totalmente relacionado com o excesso de treinamento intensivo e principalmente a dieta inadequada que as ginastas são submetidas, uma vez que esse retardamento não é observado em atletas do sexo masculino (WEIMANN et al , 2000; ROGOL et al, 2000). Ginastas do sexo masculino não são incentivados a manter uma baixa ingestão calórica. 

Considerações finais

      O treinamento de força em crianças e adolescentes era inicialmente contra-indicado pois os primeiros estudos publicados foram incapazes de demonstrar ganhos em força ou outro benefício qualquer, porém estes estudos perderam sua credibilidade já que utilizavam treinamentos de força mal elaborados além de planejamentos experimentais insatisfatórios. As evidências atuais demonstram que tanto crianças quanto pré-adolescentes se beneficiam do treinamento de força, apesar de terem pouco favorecimento em relação à massa muscular. Apenas um estudo publicado até hoje mostrou ganhos significativos de hipertrofia (FUKUNAGA et al , 1992), talvez isso deve-se ao fato da dificuldade de realizar um estudo por um longo período de tempo. A partir de observações empíricas nota-se que crianças que são submetidas a um treinamento de força prolongado, tendem a ter uma musculatura mais aparente. É só observarmos ginastas de seis ou oito anos que tem uma musculatura muito mais trabalhada que crianças não praticantes de exercício resistido. Diversos discursos ideológicos e hipócritas discriminam a prática de musculação para crianças, alegando que criança não deve ser tratada como um “mini adulto”. De fato devemos dar livre escolha para as crianças, pois o ideal é fazer algo que proporcione prazer, “temos que deixa-las brincar”. Mas por que não brincar de musculação? 

Publicado por:   Bruno Fischer, que foi coordenador do núcleo de musculação da Academia Resistência Física.

terça-feira, 1 de março de 2011

CIRCUITO PARANAENSE DE CORRIDA EM MONTANHA 2011.




      Estão abertas as inscrições para a 1º etapa do Circuito Paranaense de Corrida em Montanha, mais uma etapa que terá a presença da Personal Care® - Treinamento Personalizado. Este circuito deponta dentre outros eventos, sendo o que apresentou a maior evolução dentro desse segmento de corrida em nível nacional. A média de participantes nas edições passadas já supera qualquer outro circuito de corrida em montanha realizado em solo brasileiro.
      Novamente a Naventura Mkt, Esportes e Turismo seguirá os padrões da CBAt - Confederação Brasileira de Atletismo - e manterá a distância em 12km. Serão cinco etapas no ano e a primeira será na cidade de Colombo/Pr, no Morro da Cruz, dia 27/Março com início às 9hs.
      As inscrições ao custo de R$80,00 para a corrida e R$50,00 para a caminhada devem ser feitas até o dia 18 de março via site da Organização ou via portal Assessocor. Atletas inscritos tem direito a Camiseta (a Organização garante o tamanho da camiseta para inscrições feitas até o dia 11/Março, após ficará sujeito a disponibilidades de tamanhos), Eco Bag, Porta Número e Gel (na primeira inscrição do ano), Numeral Personalizado, Produtos Jasmine no Kit Atleta, Fotos do Evento, Seguro Atividade, Revista The Finisher, Alongamento pós prova, Hidratação no percurso e na chegada, Mesa de Frutas e Mesa de produtos Jasmine à vontade. Atletas concluintes recebem Medalha de Finisher.
      Nesse ano de 2011, fará parte das inscrições a doação de 1kg de alimento não perecível, para distribuição aos moradores carentes dos locais onde os eventos serão realizados. Os alimentos deverão ser entregues no ato da retirada dos kits atleta, no dia e local do evento.
Seguindo premissas de sustentabilidade, a Naventura irá distribuir aos atletas em sua primeira inscrição no ano para o Circuito Paranaense de Corrida em Montanha um Porta Número e Gel, substituindo os tradicionais alfinetes, que além de danificar o tecido das camisetas, torna se um resíduo poluente ao Meio Ambiente em quantidade considerável pós prova, já que sua reutilização é inviável.
      Além disso, em uma parceria junto à empresa Exercite-se.com, serão sorteadas cinco avaliações físicas masculinas e cinco avaliações físicas femininas em cada etapa para atletas inscritos e que serão realizadas antes das largadas nos eventos. A mesma equipe da empresa Exercite-se.com ficará a disposição dos atletas para Alongamentos pós prova.
      Das cinco etapas previstas para o ano de 2011, duas terão os mesmos percursos, Colombo e Campo Magro. A etapa de Morretes será a noturna e terá novo percurso, assim como a etapa da Ilha do Mel, onde a Organziação já busca um novo percurso para este ano. A novidade será a etapa de São Luiz do Purunã, região muito bonita por ser uma área de transição entre o primeiro planalto e o segundo planalto paranaense.

Maiores informações podem ser obtidas no site, pelo email naventura@naventura.com.br ou nos telefones 41 3308-1891 / 41 9918-1367.
Kleber Ricardo Pacheco - Naventura Mkt, Esportes e Turismo