Rohmer P. Cavalheiro, atuante nas áreas de Treinamento de Alta Performance e Atividade Física e Saúde, está frente à empresa Personal Care - Treinamento Personalizado & Assessoria, que desenvolve um trabalho de prestação de serviços na área do treinamento esportivo. Formada por uma equipe multidisciplinar especializada em diversas áreas da saúde, tem como meta principal satisfazer nossos alunos em seus objetivos da melhor e mais saudável maneira possível, através de treinamentos específicos, acompanhamento fisioterápico, nutricional e todo tipo de assessoria necessária para o bom andamento do programa.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

TENHA UMA GESTAÇÃO AGRADÁVEL ATRAVÉS DE UMA ATIVIDADE FÍSICA!




Atividade física e gravidez possuem uma combinação fantástica, assim como cuidados especiais.
  
Você sabia que durante a gravidez é importante fortalecer os músculos abdominais?

Os exercícios ajudam a manter a boa forma e também o pique durante a gestação, porém o cuidado com o abdômen merece atenção especial. “A musculatura abdominal forma uma espécie de prensa, que auxilia na hora da expulsão do feto durante o parto normal”, diz o pediatra e obstetra Sidney Tommazi Garzi.
Nos primeiros três meses de gravidez, não é recomendado nenhum tipo de atividade física, somente a partir do quarto mês, os exercícios estão liberados, mas com algumas recomendações.

Atividade física durante a gestação

É necessário a todas as gestantes um trabalho corporal a cada trimestre da gestação, para facilitar a adequação às alterações que ocorrem nesse período.
Uma melhor capacidade cárdio-respiratória facilita a realização das atividades domésticas; uma melhoria das condições musculares e esqueléticas ajuda na adaptação às mudanças posturais e no trabalho de parto. Além disso, é de extrema importância a auto-estima, a convivência com outras gestantes e os sentimentos de segurança e de felicidade.

Os exercícios de ginástica garantem fortalecimento muscular, protegendo assim as articulações e reduzindo o risco de lesões. Ajudam também na oxigenação, na circulação e no controle da respiração. Já os exercícios desenvolvidos na água favorecem o relaxamento corporal, reduzem as dores nas pernas e o inchaço dos pés e mãos.

Antes do início dos exercícios, a gestante deve passar por consulta de pré-natal para ser avaliada pelo obstetra. Após a realização dos exames ele poderá liberar ou não a prática de exercícios. As mulheres que já praticavam atividade física e que nunca sofreram aborto espontâneo, podem continuar as atividades após adaptação para seu novo estado.

 Já aquelas sedentárias devem iniciar os exercícios após a décima segunda semana de gestação. Não havendo problemas, os exercícios podem ser continuados até o parto, embora seja necessário reduzir a intensidade aos poucos. Após o parto normal, as atividades podem ser retomadas após 40 dias. No caso de cesárea, o médico avalia cada caso.
As atividades físicas mais recomendadas às mulheres grávidas são:
·        Caminhada: é muito bom para a preparação para o parto, já que melhora a capacidade cárdio-respiratória e favorece o encaixe do bebê na bacia da mãe. O ideal é caminhar 3 vezes por semana, cerca de 30 minutos.
·        Natação: trabalha bastante a musculatura. Atenção: apenas algumas modalidades são liberadas durante a gestação.
·        Hidroginástica: são os mais indicados para as gestantes!
·        Alongamento: ajuda a manter a musculatura relaxada e o controle da respiração.

O período gestacional é um período mágico para a família e principalmente para a mulher. Não ultrapasse seus limites e nem do seu bebê. Faça atividades físicas sempre com acompanhamento de um profissional de educação física qualificado e competente!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário